quinta-feira, 24 de março de 2011

Crítica sobre o filme: Waiting For Superman

            À espera de "Superman" é um filme que mostra dificuldades no sistema de educação  pública dos Estados Unidos,muitas cenas destacam-se por fazerem parte de uma realidade comum no meio social, pessoas buscando mudar suas vidas na tentativa de construir um futuro melhor.
            Ver um país de primeiro mundo sofrer com problemas semelhantes aos dos de terceiro mundo é espantoso.As cenas que mostram alunos de condições financeiras desfavoráveis concorrerem a vagas em escolas públicas através de sorteios, uma espécie de loteria, chamam atenção.Essa dificuldade se encontra justamente em bairros pobres e em escolas públicas com pessoas em sua maioria negras,fatores que constituem a  exclusão social. 
            No entanto, a questão que fica a ser respondida ao longo do documentário é: quem é o culpado por tal crise na rede pública de ensino?As possíveis causas apresentadas são: o professor mal qualificado e as vezes desestimulado,o aluno com problema familiar e o governo que não investe o suficiente para melhores condições de ensino.Porém, algumas estatísticas apresentadas nas cenas favorecem os governantes quando apontam a quantia investida em cada criança, apesar de não ter surtido efeito, já que,muitas não aprendem nem ao menos as disciplinas básicas,matemática e leitura. O que afugenta o governo de qualquer culpa. 
           Portanto,o filme retrata a educação como o futuro do país que mesmo com problemas possuem jovens decididos a mudarem suas vidas e de seus familiares com a esperança que a atual situação da educação norte-americana se transforme.

Autoria: Dayane Barbosa 


O filme trata de alunos das escolas públicas dos Estados Unidos da América, e das dificuldades que os alunos enfrentam em sala de aula para poderem estudar e ter no mínimo uma educação básica. Esse problema vem sendo abordado de modo geral, principalmente nos países subdesenvolvidos onde a situação é mais grave uma vez que o problema representa a maioria dos estudantes de baixa renda.
Como se sabe a educação pública em todos os países do mundo, mesmo a dos países desenvolvidos apresentam-se bastante dificuldades justamente o que é abordado em todo o filme no caso dos Estados Unidos país de primeiro mundo. Essas escolas públicas apresentam índices de escolaridades muito piores com relação a educação privada, onde as escolas públicas apresentam-se com índices em educação com médias baixas, principalmente no que diz respeito as disciplinas de matemática, leitura e interpretação, com todos estes problemas os estudantes são desmotivados a deixarem a escola muitas vezes pela própria escola, professores e outros profissionais da área de educação pela falta de recursos. Isso devido aos governantes que não investem na educação pública de qualidade.
Portanto, a situação dos Estados Unidos foi diferente, pois suas escolas públicas com o passar dos anos houve melhoras nos índices de escolaridade aumentando assim os resultados de cada aluno e também a aprendizado dos estudantes que se esforçavam, sonhavam em se formarem e no futuro terem uma vida digna.
Autora: Everane Barros 



“Waiting for superman” é um documentário que demonstra como está a educação nos EUA. Este é um país onde a educação sempre foi referência no mundo inteiro, no entanto ela está em crise.
 Vários presidentes, nos últimos anos, cogitaram sobre uma mudança na educação. Vemos, contudo, que esse problema não foi solucionado, apesar dos investimentos em educação terem duplicado nos últimos anos 30 anos. O que se vê, nas escolas americanas principalmente nos bairros mais pobres, é uma evasão de estudantes do Ensino Médio. A principal causa desta evasão está relacionada com o mau desempenho dos  professores.
  Os professores possuem um papel preponderante na educação. Pesquisas constataram que, quando um professor é um bom profissional, os alunos têm um rendimento de 150%, já os alunos que estudam com péssimos profissionais têm rendimento de 50%. Washington, capital dos EUA, possui um dos piores índices de educação. Então foi proposto um projeto, que visava remunerar os professores pelo rendimento que obtivessem em sala de aula, todavia este projeto não foi  promulgado.
     Apesar de o documentário destacar a ineficácia do ensino público americano nos bairros mais pobres, vemos que o fracasso deles está atribuído ao fracasso das escolas. Caso os pais e os alunos não se engajem, certamente não haverá a mudança educação americana. Embora vejamos que, quando o número de alunos supera o de vagas, faz-se um sorteio, isso não quer dizer que faltem escolas públicas. O que acontece é que as escolas financiadas pelo setor privado e público são mais eficientes e por isso mais cobiçadas.
    Comparando a educação americana com a brasileira, constatamos que esta está longe de se equiparar àquela. O problema da educação brasileira é complexo e só poderá ser resolvido com uma revolução nesta área. Nos EUA,a solução é mais simples: consiste em criar mecanismos, como a lei  proposta em Washington, para garantir que apenas professores de qualidade possam lecionar.

Autoria: Liara Maria
           

Nenhum comentário:

Postar um comentário